TRZCIANA: 2a Semana! ~ 2nd Week! . 23-27.01

     A semana passou rápido e, envolvida com as atividades na escola e a preparação das viagens que viriam, mal tirei fotos. Meu trabalho foi se desenvolvendo entre as apresentações sobre o Brasil e ajudar os alunos com o aprendizado do inglês. Como esta seria a última semana antes das férias de inverno, algumas turmas já tinham finalizado o conteúdo previsto e por isso as aulas eram mais flexíveis…

   Enquanto as aulas foram tranquilas, ao voltar pra casa tive umas das melhores surpresas da temporada na Polônia, e20170123_134626.1 uma dessas experiências marcantes, que você não esquece mais. Subia eu o caminho de volta para casa, quando ouvi um barulho que já ouvira no mato do descampado ao lado, e achando que era um bicho qualquer, não havia prestado tanta atenção. Dessa vez, ao olhar melhor, dois veados pareciam conversar entre si (heheh), alheios ao tempo e à minha presença. Apesar da foto ruim, deu pra ver bem direitinho e fiquei lá olhando, sem acreditar que eu até então não havia dado bola para um bicho tão lindo, daqueles que a gente só vê desenhados nos filmes da Disney… Babei!

     Depois de um fim de semana animado na Cracóvia, ainda não era hora de descansar depois das aulas: Renata, a secretária querida da escola e seu marido Daniel (lembram-se deles?) já tinham me chamado para esquiar com eles na segunda-feira. Eu, que tinha trabalhado em uma estação de esqui 8 anos atrás e morria de saudade do esporte, aceitei na hora. Para minha felicidade, não levamos nem 20 minutos para chegar na estação (o sul da Polônia é especial pelas montanhas!). Só não imaginei que demoraria tanto para recordar tudo, pois apesar de o corpo lembrar, não estava preparado… Cercada de todos os cuidados dos dois, só ao passarmos para a pista intermediária tive que ceder e descer metade a pé, reconhecendo meu limite. Insisti que ficaria bem comendo e tomando um café, para os dois poderem descer a pista avançada pelo menos uma vez. A volta foi no escuro total da noite, mas com a felicidade de uma criança!


  Na terça-feira, na escola, continuei ajudando uma turminha fofa a se preparar para o Concurso regional de talentos, cantando músicas em inglês. De tanto ouvir, mesmo alunos iniciantes conseguem reproduzir os sons, e em geral as dúvidas na pronúncia se repetem, como nas letras r, y ou s. E com vozes lindas, muito legal ajudá-las!

20170124_091510
On Jan. 24th, Christmas decoration is still on!

   Para fechar o semestre letivo, as turmas mais velhas ganharam a manhã na Cracóvia, em patinação no gelo seguida de cinema, e fui convidada para acompanhá-los.

20170124_110017
um carrinho diferente!

   Porque já tinha patinado em grande estilo recentemente (na Varsóvia!) e evitando fazer feio na frente dos alunos, pedi para ficar no shopping, onde Marta me ajudou nas compras (assim como Monika havia feito em Trzciana, pois como a maior parte das coisas não está em inglês, fica difícil saber o que são!).

   Além de resolver várias coisa em um enorme mercado dentro do shopping, tentei comprar um pijama e um mochilão para as próximas semanas, sem sucesso. Algumas professoras viram minha saga… mas já era hora do filme!

20170124_112141   O cinema escolhido foi Cinema City, uma rede de multiplex israelense operando em países como Hungria, República Tcheca e Polônia, com cerca de 20 salas só no local aonde fomos (há outros). Nessa manhã, a sessão de Collateral Beauty (Beleza Oculta é o título em português) foi fechada apenas para nossa escola, e gostei do filme por levantar reflexões de vida importantes, além de tratar da 20170124_144030relação entre esta e o teatro. Além de não pagar a entrada, ganhei a cortesia de pipoca e capuccino por acompanhar os professores da escola pública, então foi uma bela manhã diferente!

   Na hora de voltar, ponham-se os casacos todos de novo, devemos correr para o ônibus que já nos esperava! A volta a Trzciana foi mais calma, e fiquei de novo babando a paisagem de montanhas e casas grandes, iluminadas na neve ainda acumulada.

This slideshow requires JavaScript.


   A quarta-feira também foi diferente, pois fui levada a outras duas escolas de vilarejos próximos onde Gosia, a professora de inglês para as turminhas menores, também trabalhava. Com um período (45min) em cada turma e o tempo de deslocamento entre mais paisagens lindas entre montanhas, a manhã passou voando.

   Um dos motivos pelos quais este blog existe, e talvez o principal deles, é estimular jovens a participar desse tipo de programa, pois o que recebemos de volta é bem mais do que esperamos. É muito engraçado entrar numa turminha nova e ver a agitação de todos os olhos em você, esperando o que você tem para falar, que em geral é conhecimento adquirido; nada sobre o qual você não saiba falar naturalmente! Para otimizar a ida nessas turminhas, levei as apresentações preparadas, com algumas informações básicas sobre o Brasil mas deixando a critério das turmas apontarem sobre o que queriam mais saber.

20170125_092610

   Na turminha da foto, por exemplo, contamos com o recurso do laboratório de informática, então foi bem mais fácil, e imagino que útil para a vida toda deles, mostrar no mapa onde estávamos e onde está o Brasil, o que eu já vinha fazendo sempre que possível. Respondi a perguntas, passei informações gerais e falei sobre o Rio e a Amazônia, os campeões de interesse já que lá nosso País é tão remoto. No final da aula, uma das fofinhas ainda cantou a música que ela vinha treinando para o Concurso de talentos; corrigi alguns detalhe de pronúncia mas de novo adorei ter ouvido.

   Em outra turma, não havia tempo para falar muito. Aproveitando a idade das crianças, mais novinhas, revisamos os animais em inglês que elas aprenderam e a cada animal brasileiro que eu colocava na tela, as crianças ficavam eufóricas. Foram tantos “Ohh”s e “Ahh”s que eu só ria, tentando explicar nossos bichos.

   Durante o resto do dia, preparei aulinhas e as viagens que viriam, na tentativa de conciliar planos em outros países com amigos que estavam nesses outros países… uma logística complicadinha tão em cima da hora, mas deliciosa!


   Na quinta-feira, a rotina foi a de apresentar sobre o Brasil, mas a turma mais avançada, onde eu havia passado uma aula falando sobre a música brasileira, quis fazer o contrário e me apresentar a música polonesa, sobre a qual ouvi bem contente: não conhecia nada!  Vejamos o que aprendi, com links para o Youtube!:

  • Kamil Bednarek – cantor moderno, atual
  • Paluch – cantor popular entre os adolescentes hoje
  • Enej – banda polonesa/ucraniana moderna/tradicional
  • Sylwia Grzeszczác – cantora atual
  • Dzem – banda tradicional muito popular nos anos 1980 (essa música em especial a Polônia inteira sabe de cor)
  • Patrycja Markowska – cantora popular
  • Feel – banda popular de rock
  • Marek Piekarczyk – cantor que tinha uma banda de heavy metal, passou para solo mais soft
  • Akcent – banda popular para festas familiares, p. ex., mas vista como de má qualidade
  • Margaret – cantora polonesa que fez sucesso em inglês

   Também aprendi sobre a dança tradicional dessa região, a  Krakowiak, que é apresentada por crianças e por adultos, de ambos os sexos, e é um barato! Por fim, deu tempo de me falarem sobre alguns festivais que acontecem na Polônia, como o Open Air (durante o verão, no norte do País), o Woodstock (com esse nome mesmo, na região nordeste chamada Wilko Polska) e o Festiwal Kolorów (aquele de cores inspirado nos da India, bem popular).20170123_115712

   Em um dos intervalos das aulas (entre cafés e chás), também descobri uma tradição  polonesa bem curiosa: no dia do santo que dá inspiração a seu nome (se for seu caso!), você deve fazer um lanche para comemorar. Assim, se seu nome é Paulo, no dia de São Paulo cabe a você encher a boca dos colegas de trabalho. Fui devagar na salada, mas os doces de amendoim e côco com chocolate… tão deliciosos que comi em todos os intervalos, e ainda sobrou pra levar pra casa!

   Como podem imaginar, o resto do dia foi de mais definições das viagens a seguir, com as logísticas de falar com amigos trabalhando, reservar albergue, transportes etc etc etc..!


     20170123_134039Ao sair para a escola pela última vez antes das férias, na sexta-feira, fui pensando que delícia era poder experimentar uma vida diferente mesmo que por algumas semanas… Viver de modo bem diverso do que se está acostumado devia ser algo feito por todos de vez em quando. Talvez assim as pessoas se entendessem mais!

   Uma das coisas que sabia 20170128_083153que sentiria falta era as casas de Trzciana, que dão a impressão de já terem servido a algumas gerações, como se cada uma delas tivesse uma vovó dentro esperando a família com lanches e doces… Pelo menos era a sensação que eu tinha avo ver idosos na rua, e pelo ritmo geral do vilarejo. Mesmo com a neve sumindo aos pouquinhos, a paisagem continuava linda, e meu desejo de voltar no verão um dia só aumentava!

   Na escola, os alunos (como todo aluno) já estavam ávidos por duas semanas de folga, por isso mais do que entrar nas salas para apresentar fotos e vídeos do Brasil, passei a manhã recebendo grupos de alunos na biblioteca ou na sala dos professores para conversação, fazendo todo mundo falar pelo menos um pouquinho. Já vinha fazendo isso durante a semana, e como o contato é mais direto fiquei até mais à vontade. O legal é que enquanto alguns se interessam bastante e falam tudo o que podem, outros têm certo bloqueio para o inglês, e cabia a mim quebrá-lo.

      Ao final da manhã, vi logo que já sentiria saudade dos lanchinhos de intervalos, do agito da escola, e é claro, da energia dos aluninhos queridos!

    A única notícia chata do dia foi que na véspera havia falecido uma senhora que fora professora na escola durante muitos anos; há dois estava com câncer. Após me despedir de todos e ao sair a pé para casa, segui sem querer alguns professores e alunos, que partiam em marcha silenciosa rumo à Igreja. Depois de uma missa em sua homenagem, todos seguiriam ao cemitério, que ficava em frente a onde eu estava hospedada.

   Carregando o mochilão perfeito que ganhei emprestado, corri para me preparar para os próximos dias. Aliás, quando eu digo que os poloneses foram muito amáveis comigo..: Outra Marta, a professora de Educação Física e Música da escola, estava sempre tentando se comunicar, cheia de energia que é. Mas nossa barreira de idiomas só permitia sorrisos e gestos amáveis! Ao ver que eu fiquei sem mochilão, ela logo trouxe o dela, me deixando sem graça de aceitar mas feliz por não ter de bater rodinhas pra cima e pra baixo quando se está correndo entre cidades. Com os planos de viagem já acertados (e sem saber que haveria surpresa), deixei outra mochilinha arrumada para o lindo fim de semana que viria, e voltei à escola.

   Para encerrar as 2 semanas de trabalho voluntário, fui convidada a jantar na casa do Diretor e da professora de inglês da escola. Casados há anos, moravam um pouco afastado, então foi bem legal ver outro lado da região. Milhas e milhas e poucas casas depois, chegamos e revi a filha mais nova, que estava em uma das turminhas e tocava violino. Fui apresentada à filha do meio, que já morava e estudava na Cracóvia; e soube que a mais velha fazia faculdade em Varsóvia. O jantar foi completo, com tradução de Marta entre mim e o diretor, Sr. Andrzej. Falei mais sobre o programa voluntário, despertando o interesse das filhas, aceitei sopa, salmão, sobremesa… e até um licor bem especial. Feliz com a recepção, fui levada de volta a Trzciana, vendo lá em cima, bem de longe, a casa onde estava morando super iluminada, linda linda e bem destacada à noite.

   Feliz com o período bem-sucedido no vilarejo, dormi pronta para as aventuras que viriam… e que eu nunca esperava viver tão cedo!

20170126_075138
Lindo pôr do sol ao sair de casa! ~ Beautiful sunset when leaving the house!

~~~~~

 

 

 

 

 

Advertisements

2 thoughts on “TRZCIANA: 2a Semana! ~ 2nd Week! . 23-27.01

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s