WIELICZKA Salt Mine: Mina de Sal . 20.01

     Cheguei de carona com Marta, a professora de inglês da escola, a Wieliczka (pronuncia-se Vilidjca) por volta das 14h. Saindo de Trzciana, foram cerca de 40 minutos de estrada nas montanhas. Da Cracóvia, há inúmeras companhias que organizam o passeio, já que o trajeto não passa de 20 minutos, tornando esta uma das atrações mais visitadas ao redor da cidade. Como chegamos tarde, nossa visita foi limitada a menos de 5% da gigantesca mina subterrânea, levando aproximadamente 2 horas, com um guia em inglês num grupo com mais 5 pessoas.

     Listada uma das mais antigas minas de sal do mundo como patrimônio da humanidade pela UNESCO, sua fundação data de 1290!! Ainda em operação até hoje, são 9 níveis, chegando a 327 metros abaixo da terra. Por razões de segurança, aos turistas só é permitido mesmo percorrer uma parte, sendo possível conhecer mais caso você disponha de mais horas. Entre os visitantes ilustres ao longo de tantos séculos, constam Nicolaus Copernicus (aquele que botou o sol como centro do sistema solar! Era polonês e estudou em Cracóvia; a universidade que frequentou funciona até hoje!), o célebre escritor alemão Goethe, o Papa João Paulo II, e por aí vai!

    São labirintos e mais labirintos de imensas galerias, capelas, esculturas de sal – de Copernicus aos Sete Anões, entre muitas outras, construídas pelos mineradores em seu tempo livre… Como durante toda esta viagem, infelizmente (para minha tristeza!) só tinha comigo um celular padrão, e não máquina fotográfica ou um i-algo capaz de tirar fotos melhores, sobretudo no escuro. Sabendo que a qualidade seria abaixo da desejada, nem tentei fotografar até metade do percurso, quando resolvi arriscar…

     Por isso, recomendo ver em vídeos como este, ou também este se quiser saber mais sobre a visita, e ainda o site oficial com fotos e todas as informações pertinentes. De todo modo, já que este é um blog (logo, uma plataforma autoral!), deixo minhas humildes recordações do passeio!

*Please see the photos’ captions for english! 😉

          O que seria lindo só para visita é ainda local de celebrações e demais atividades para a comunidade, como banquetes, concertos, e até casamentos..! Indico de novo a página oficial, onde é possível acompanhar a agenda de eventos que ocorrem lá.

     Vale lembrar ainda que o sal é extremamente benéfico para a saúde, em especial para a respiração. Sabendo disso, e para completar, há um Resort dentro do complexo, com tratamentos especiais e acomodações para os que desejam tratar asma e afins, dormindo lá um(ns) dia(s). Só de respirar o ar por algumas horas, você já está se purificando…

    Na cidade de Bochnia (lembram-se dela? Comentei no post anterior!) também há mina de sal, na verdade a mais antiga da Polônia, mas por ser mais longe da Cracóvia, não é tão visitada.

      Se quer saber como um lugar tão grande foi preservado e funciona até hoje, basta ter em mente que alguns séculos atrás, o “ouro branco”, como era conhecido, era extremamente valioso, tal como – em menor escala – o açúcar um dia foi uma grande riqueza brasileira… Logo, fizeram de tudo para explorar da melhor forma possível, havendo ainda hoje diferentes tipos de sais nas rochas, estalagtites, chão e outros locais. Sou testemunha: lambi a parede lá e de fato é sal puro!

     Para completar, no meio (pausa para descanso!) e na saída da visita, há lojinhas com cosméticos, sais de banhos e para os pés, mini esculturas… Digamos que o sal da minha cozinha por um bom tempo será do sul polonês! Há também um bom restaurante na saída. E para voltar, todo mundo pra dentro do elevadorzinho de grades original e bem fechado, subindo muitos metros até chegar no térreo!

Advertisements

5 thoughts on “WIELICZKA Salt Mine: Mina de Sal . 20.01

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s